[breadcrumb]



receita200pxReceita #1

 

Conceitos Básicos 

Pra começar, vamos falar de alguns conceitos que estarão muito envolvidos no nosso trabalho de divulgação Alguns termos técnicos como servidor, domínio, rede social, e outros nem tanto como wordpress, plataforma de divulgação, planejamento de conteúdo, métricas de análise, etc…

 




Termos Técnicos

A internet possui uma linguagem própria que eu não espero que você já conheça. Cabe a mim aqui explicar alguns desses conceitos para que você não se sinta perdido ao longo do caminho. Se nada disso for novidade pra você, ótimo! Pode ir seguindo adiante. Mas, se isso não for algo que você já domine, vale a pena conhecer algumas terminologias e seus pormenores.

Domínio: é o endereço de um site na internet. fermentoweb.com é um domínio. Para ter um site online você precisa de um domínio, ele é como o seu endereço online. Existem sites – geralmente ferramentas de construção de sites – que possuem seu próprio domínio – www.wix.com – e, quando você faz uma conta gratuita numa ferramenta como essa, ele disponibiliza pra você um endereço do tipo: www.wix.com/seusite. Esse “seusite” é um subdomínio do domínio wix.com. Tecnicamente falando, você pode conseguir bons resultados também usando um subdomínio para hospedar o seu site, mas esse recurso mostra uma completa falta de profissionalismo. Você pode até conseguir visitantes, mas eles muito provavelmente não comprariam na sua loja virtual, por exemplo. Um domínio custa cerca de 30 reais por ano e, em alguns casos, é possível consegui-lo de graça. Ter um domínio próprio é o mínimo do mínimo para conseguirmos uma divulgação apropriada ao seu empreendimento.

Servidor: é o espaço físico onde o seu site está alojado. O seu site é um conjunto de pastas e arquivos –  como o seu computador – que precisa ficar conectado à internet o tempo todo, em um computador confiável, que tenha uma conexão rápida com a rede, um processador ágil, um disco rígido de qualidade e o mínimo de segurança possível. Existe uma infinidade de empresas de servidores no mercado e eu confesso que prefiro as internacionais às brasileiras. O serviço oferecido aqui ainda é muito básico, com suporte técnico demorado e pouquíssimos recursos. Há vários tipos de servidores oferecidos – você pode compartilhar um computador com dezenas de outros usuários com sites dos mais variados (Shared Hosting ou Servidor compartilhado); pode ter uma máquina um pouco mais privativa, com número limitado de usuários e divisão fixa de memória e espaço no computador (VPS ou Servidor Privado Virtual); ou ainda pode ter um computador exclusivo pra você, seu site, seus arquivos e o que mais quiser rodar nele (Dedicated Server ou Servidor Dedicado). Para o nosso desenvolvimento aqui, sugiro que comecemos com um Servidor Compartilhado, de alguma renomada no mercado que apresente um bom custo X benefício. Dificilmente precisaremos mover o seu site para um servidor mais exclusivo. 

Site ou Blog? Esqueça aquele conceito antigo de blog como um diário ou um caderno de poesias. Blog, hoje, tem um conceito mais amplo e é visto como a parte dinâmica de um site, que gera conteúdo ao longo do tempo, baseado na demanda existente. E sim, quando falo que você precisa de um site, pode apostar que você também precisa de um blog. 

É no blog que será concentrada a produção de conteúdo que servirá de base para a divulgação do seu negócio online. É ele o grande responsável por receber pessoas que procuram alguma informação relativa ao seu nicho e apresentar a sua marca como solução.

 



Dúvidas? Envie sua pergunta para o suporte!

 
You do not have permission to submit a question

Marque seu progresso

Receitas
[frontend-checklist name=”Receitas”]
Mãos na Massa
[frontend-checklist name=”Massa”]
Especial do Chef
[frontend-checklist name=”Especial”]