[breadcrumb]



maonamassa200pxMão na Massa #1

 

Analisando a Demanda de Conteúdo

Na primeira etapa do mãos na massa você vai aprender a conferir a demanda que existe na internet de informações a respeito do seu nicho de mercado. Essa é a primeira etapa para delinear a sua estratégia de conteúdo online.




Antes de mais nada…

Precisamos que você use a sua ou – caso ainda não tenha – crie uma conta google. O procedimento é bem rápido, basta ir em http://google.com.br, clicar em “login” e depois em “criar uma conta”.

Com a sua conta google operando, ative o serviço do google drive em http://drive.google.com.br – que é apenas um gerenciador de arquivos e documentos que disponibiliza 15 gigas de espaço virtual pra você de graça e, então, finalmente ative a sua conta adwords em http://adwords.google.com.br

 

No google adwords

Você vai selecionar no menu ferramentas a opção planejador de palavras-chave. Trata-se de uma ferramenta que o Google precisa disponibilizar para pessoas que querem fazer campanha de link patrocinado, ou seja, campanhas que criam anúncios nas páginas de busca ou em sites parceiros e que cobram a cada clique que direciona um usuário para o seu site. Nós vamos usar essa ferramenta para levantar dados sobre palavras-chave e utilizá-las de maneira gratuita.

Tenha certeza de selecionar as opções de país e linguagem corretas e faça um exercício de criatividade, buscando palavras-chave correlatas ao seu negócio. Podem ser palavras focadas em determinado produto ou serviço. Por exemplo:

Se você é arquiteto, palavras-chave como reformar banheiro, bioconstrução, arquiteto no rio de janeiro, iluminação indireta pra sala, etc…

Se você é fotógrafo, palavras-chave como fotografia de casamento, booking infantil, fotos de modelo, fotógrafo em bh, etc…

Se você tem uma clínica de fisioterapia, palavras-chave como dor na lombar, torção de joelho, como aliviar as dores na coluna, fisioterapia vila mariana, etc…  

Procure palavras-chave que dizem respeito ao seu negócio, ao seu estabelecimento, aos seus produtos.

Pense nas pessoas que chegam atualmente até você.

O que essas pessoas estão procurando quando encontram o seu empreendimento?

Essas mesmas dúvidas estão presentes na internet.

Vá selecionando as palavras, adicionando-as ao seu planejamento. Procure algumas palavras-chave mais amplas com milhares de buscas, mas não se limite a isso. Seja criativo e faça essa tarefa com bastante calma. Passe um tempo descobrindo o que as pessoas buscam na internet e como isso se relaciona com o seu empreendimento. Assim que tiver um grupo de de mais ou menos 20 palavras-chave, faça o download do seu planejamento para o google drive.

 

No google drive

Elimine as colunas que não nos servem pra nada, deixando apenas a coluna de palavras-chave e o volume de buscas. Crie mais quatro colunas ao lado direito: palavra-chave#2 | volume de buscas | palavra-chave#3 | volume de buscas. Vamos alimentar essas novas colunas.

 

Voltando ao adwords

Marque na caixa de opções ao lado esquerdo a opção de “mostrar somente ideias intimamente ligadas” aos termos que procura. Repita o processo de busca no planejador de palavras-chave, dessa vez usando palavra por palavra da sua lista, expandindo cada palavra-chave principal para uma secundária e uma terciária. Elas deve sem bem próximas da palavra principal – geralmente contendo-a ou estando contidas nela – e trazerem mais proximidade do assunto pra você. Faça isso para toda a sua lista de palavras-chave na planilha e você terá concluído essa tarefa.

 

Porque isso tudo?

Essa planilha serve como mapa da nossa plataforma de divulgação online. A internet gira em torno de conteúdo. Sabendo que tipo de conteúdo é mais procurado em torno do seu negócio ajuda-nos a traçar uma estratégia de divulgação mas efetiva. Essas palavras-chave servem como porta de entrada para o site que vamos construir pro seu negócio. A ideia é: quando alguém fizer alguma dessas perguntas para o google, você estará lá em primeiro lugar com a resposta, com uma página preparada para sanar a dúvida dessa pessoa e aproximá-la do seu empreendimento, fazendo-a deixar um email de contato, ou mostrando-lhe um produto que resolva a situação mas sem um discurso de venda num primeiro momento. Enfim, cada caso é um caso e, a partir dessa planilha, vamos dar início à sua estratégia.

Portanto Mãos na Massa e até a próxima aula.

 



Dúvidas? Envie sua pergunta para o suporte!

 

You do not have permission to submit a question

Marque seu progresso

Receitas
[frontend-checklist name=”Receitas”]
Mãos na Massa
[frontend-checklist name=”Massa”]
Especial do Chef
[frontend-checklist name=”Especial”]