[breadcrumb]



especialdochef200Especial do Chef #1

Auto-Análise

Vamos fazer um levantamento das necessidades do seu empreendimento, dos  pontos fortes e fracos que você, com seus conhecimentos, traz para todo o projeto e falar um pouco de investimento de tempo e dinheiro.




 As necessidades
do seu empreendimento

 

Temos certeza de três coisas:

Seja qual for o tipo do seu empreendimento, você precisa de um site exclusivo.

Seja qual for o tipo do seu empreendimento, você precisa de presença nas redes sociais.

Seja qual for o tipo do seu empreendimento, você precisa trabalhar com comunicação via email.

Eu explico:

Não existe nenhuma ferramenta que substitua o site. Ele garante total controle do seu tráfego, dos seus visitantes e da interação que você faz com eles. Somente com um site que você pode receber visitantes sabendo exatamente de onde eles estão vindo e o que estão procurando, oferecer para eles a possibilidade de deixar um email ou telefone de contato, apresentar ofertas personalizadas e várias outras vantagens. O site diminui a distância que o cliente precisa percorrer até efetuar uma compra com você, seja qual for o seu negócio. E na internet, cada clique é um quilômetro de caminhada, repleto de distrações que piscam em letras garrafais. Quanto menor for a quantidade de cliques que uma pessoa precisa fazer da hora em que entrou na internet até a hora que efetivou a compra, maior será a sua taxa de conversão. 

Já as redes sociais são uma necessidade no mundo online de hoje. É o espaço que as pessoas frequentam quando não estão procurando nada na internet, é o momento do ócio. 8 em cada 10 usuários da internet estão nas redes sociais, o que não permite que fiquemos de fora. Existem várias redes disponíveis – cada uma com um tipo de público e uma forma de interatividade diferente. A cada dia surgem novas redes sociais de nicho – especializadas em segmentos específicos de mercado – que embora não sejam tão populosas quanto as grandes “redes de varejo” como Facebook e Twitter, reúnem pessoas em torno de interesses mais específicos, o que pode ser uma grande vantagem para vários negócios. Mais importante do que estar presente em todas elas é fazer um bom trabalho onde quer que se esteja, interagindo com as pessoas que entrarem em contato, distribuindo conteúdo e criando uma comunidade em torno da sua marca.

O email ainda é o melhor canal direto com clientes na internet, principalmente quando o assunto é vendas. As redes sociais facilitam muito a comunicação e são imprescindíveis, mas os email permitem uma análise mais precisa do retorno de cada campanha, permitem automatizar vários processos de vendas e não são limitados pelos algoritmos das redes sociais que, a cada dia, diminuem o alcance gratuito da sua presença online.

 



Quais são os seus
pontos fortes e fracos

Nosso trabalho de divulgação online requer algumas habilidades que pode ter ou não. Com certeza você possui algumas mais desenvolvidas, talvez outras nem tanto. Mas é preciso que você entenda quais são os seus pontos fortes e os pontos fracos nesse processo, de maneira que possamos priorizar as suas vantagens e contornar da melhor maneira as suas desvantagens.

A internet é uma mídia na qual as pessoas consomem conteúdo. Conteúdo no sentido mais amplo que você pode imaginar. Estamos falando de textos de blogs, fotos, vídeos de todos os tipos, músicas, podcasts, imagens animadas, infográficos, artigos científicos, opiniões sobre produtos, animações, jogos, hashtags etc. Tudo isso em uma via de mão dupla, na qual elas podem criar conteúdo enquanto consomem, comentando, enviando feedbacks, compartilhando mensagens, enviando emails.

Seja qual for o seu negócio, quanto mais variada for a sua produção de conteúdo, maior será o alcance da sua divulgação. Calma, isso não quer dizer que você precisa produzir todos esses conteúdos acima, mas sim que você precisa buscar maneiras de se comunicar de diversas formas – abusando dos seus pontos fortes e usando com humildade os seus pontos fracos. Identificando essas qualidades você saberá o que pode fazer sozinho, o que pode fazer sozinho com a ajuda de aplicativos e sites que facilitam o processo e o que você precisa da ajuda de alguém para desenvolver.  

Mas saiba que, por mais avesso que você seja a quaisquer dessas habilidades, se você souber apenas ler e escrever, é possível conseguir grandes resultados de divulgação. Essas qualidades de que falo podem ser um diferencial no processo, mas não são essenciais.

Assim sendo, eu pergunto:

Você gosta de escrever? Tem conteúdo para falar do seu negócio? Histórias para contar? Análises técnicas? Dicas? Consegue ensinar algo para as pessoas sobre o seu ofício?

Sabe manipular imagens, trabalhar com fotos no computador? Tem noção de photoshop, GIMP ou algum outro software de edição de fotos?

Tem alguma noção de design? Consegue produzir um logo ou um infográfico com os seus conhecimentos?

Você sabe editar vídeos? Já gravou algum vídeo dando depoimento para uma câmera, mesmo que seja de celular? 

→ Você usa apps no seu celular que facilitem alguma dessas tarefas?

→ Você acompanha sites ou notícias a respeito do seu negócio na internet? Costuma compartilhá-las acrescentando sua opinião? 

→ Você utilza o seu email para fechar negócios ou atender clientes?

Quais redes sociais você já utiliza? Costuma utilizá-la(s) para propósitos profissionais ou apenas pessoais? Como é a sua atividade nessas redes? Que tipo de conteúdo você curte/compartilha/segue?



Quanto Tempo/dinheiro
você quer investir

Na internet, tempo é dinheiro mais até do que na vida real. 

É possível fazer tudo sozinho sim, com praticamente nenhum investimento. É até possível fazer um site ter resultado hoje em dia com investimento 0, mas iremos abrir mão dessa possibilidade porque ela não permite o profissionalismo que o seu empreendimento requer. Mas fique tranquilo: iremos trabalhar com o custoXbenefício em foco, sempre usando as melhores alternativas.

Mas saiba que o dinheiro é um catalisador na internet. Você pode conseguir resultados mais rápidos com ele. Por exemplo, é possível crescer uma página no facebook apenas com conteúdo interessante bem planejado sem investir um tostão, porém isso fica muito mais rápido quando investimos um pouquinho. Mais rápido ainda se investirmos um poucão. Da mesma forma, a produção de conteúdo do seu site se for feita só por você pode atingir níveis altamente rentáveis em um determinado tempo. Se for produzida por você e alguns escritores freelancers, o resultado com certeza será mais rápido.

Conseguir resultados é uma equação de tempo e dinheiro. Quanto mais tempo você aplicar no seu processo de divulgação, menos dinheiro você vai precisar e vice-versa. 

Autonomia é uma grande palavra pra esse curso. Quero aqui que você consiga enxergar as opções, todas as possibilidades e decida o que vale a pena investir, dadas as suas expectativas de resultado. Assim como vou apresentar o caminho das pedras pra você conseguir fazer tudo sozinho, investindo seu tempo, vou abrir os seus olhos e te mostrar o que você consegue agilizar e acelerar caso queira investir também algum dinheiro. Quando os resultados forem aparecendo e o faturamento do seu negócio começar a aumentar, é bem provável que você decida mudar o peso dessa equação.

O que você precisa é ter noção do quanto vai se comprometer com o programa. Não estou apresentando uma fórmula mágica aqui, mas sim um método de trabalho. Sei que você já investiu uma verba no curso, mas saiba que isso é só o começo.



Dúvidas? Envie sua pergunta para o suporte!

 
You do not have permission to submit a question

Marque seu progresso

Receitas
[frontend-checklist name=”Receitas”]
Mãos na Massa
[frontend-checklist name=”Massa”]
Especial do Chef
[frontend-checklist name=”Especial”]